O que fazemos

Nossos programas

Núcleo de Música

Temos um programa de Educação Musical que atinge 140 crianças e adolescentes no bairro do Guarituba, em Piraquara.
Hoje atendemos 30 crianças, entre 6 e 8 anos, com Musicalização Infantil. São aulas que motivam, sensibilizam e despertam os pequenos artistas para os elementos básicos da Música.
Os Coros Gato na Tuba, infantil e juvenil, são formados por 110 cantores, de 8 a 20 anos. Eles desenvolvem repertório bem variado, indo do popular, o rock, a música regional brasileira, aos clássicos da história da Música. Os grupos já realizaram muitos concertos em Curitiba, Piraquara, Antonina, Itajaí, Lapa e Morretes.
O sistema de ensino abre oportunidades para o aprendizado de instrumentos com Grupos de Flauta Doce e os Grupos de Cordas. As atividades são bastante intensas, com ensaios de Canto Coral, aulas de Instrumentos de Cordas, aulas de Flauta Doce, Teoria Musical, Música de Câmara, Pré-vestibular e Estudo Orientado, além de inúmeras apresentações artísticas.
O programa oferece Bolsas Incentivo para adolescentes em idade pré- vestibular até a conclusão universitária.
Todo o programa de Música tem como objetivo o crescimento pessoal, o desenvolvimento de multiplicadores e o descobrimento de talentos.

Núcleo de Literatura

Contasonhos visa principalmente o incentivo à leitura, formando leitores de 07 a 11 anos e desenvolvendo habilidades linguísticas. Assim como a literatura infantil o projeto tem três finalidades mais abrangentes: educar, instruir e distrair. A terceira, talvez a mais importante, pois o interesse pelo livro existirá a partir dela, que se deve ao ato de contar histórias. O prazer deve envolver as ideias e os ideais que queremos transmitir à criança. Se não houver arte, que traz o prazer, a obra não será literária e sim didática.  “A literatura não é como tantos supõem, um passatempo. É uma nutrição.” (Cecília Meireles, 1984, p. 32). Partindo deste pressuposto, podemos afirmar então que as crianças utilizam as situações vividas em cada história para tentar compreender o mundo à sua volta. No mais o projeto tem a finalidade de brincar com a literatura infantil, mostrá-la companheira, despertando o interesse pelo livro através de ato de contar histórias e da mediação de leitura.

Adora Ser consiste na criação de um espaço único voltado ao público adolescente de 12 a 18 anos, onde ele se sinta encorajado a realizar o autoconhecimento e sanar dúvidas sobre essa fase tão importante da vida. Nos encontros serão abordados os mais diversos temas que envolvem o universo dos adolescentes sempre com o amparo de atividades e materiais artísticos que facilitem a compreensão.

Biblioteca Monteiro Lobato
Em nossa biblioteca temos as mais ricas obras literárias. Os alunos realizam semanalmente o empréstimo de livros, possibilitando assim o acesso ilimitado a literatura.

“Quem mal lê, mal ouve, mal fala, mal vê.” (Monteiro Lobato)

Núcleo de Assistência Social

O Programa Alcance surgiu em 1990. A São Roque iniciou um trabalho visando auxiliar as famílias acometidas pela hanseníase, residentes do Município de Piraquara, para elas terem maior qualidade de vida e acessarem seus direitos. Com o passar do tempo, conhecendo a realidade de outras famílias da região, a Associação entendeu a necessidade de ampliar esse atendimento para famílias não hansenianas, mas que se encontram em situação de extrema pobreza.
Hoje, a São Roque tem cadastradas 170 famílias, totalizando 700 pessoas, entre adultos, jovens e crianças. Através deste programa, repassa em torno de três toneladas de alimentos mensalmente em três Núcleos de Piraquara: Guarituba, Bela Vista e Santa Mônica.
Além disso, entrega diretamente em 30 casas que os doentes não conseguem se deslocar. Também distribui vestuários e mobílias para as famílias atingirem um mínimo de conforto.
Realiza visitas frequentemente, palestras educativas sobre direitos e deveres, higiene e saúde.

Costurando o Futuro
Em março de 2019, o Programa Alcance iniciou um novo projeto: “Costurando o Futuro”. É voltado para a qualificação profissional e geração de trabalho e renda. Em parceria com o Conselho da Comunidade da Comarca da Região Metropolitana de Curitiba-Órgão de Execução Penal, dentro do “Projeto Recomeço”, a professora Adriana Aldamares de Almeida foi contratada para ministrar aulas de corte, costura e modelagem.
Com aulas práticas e teóricas, as alunas irão descobrir como diferenciar tecidos, domínio das máquinas, aptidões e habilidades, desde um simples conserto, até técnicas de confecção e acabamento.
As aulas acontecem todas as segundas, quartas e sextas-feiras das 13:30 até as 17:00.