Programas e Projetos

Home / Programas e Projetos

ACOLHIDA

É a porta de entrada para a São Roque, onde é realizada uma entrevista social com a Assistente Social ou a Psicóloga, para levantamento socioeconômico e social da família, e assim, realizar a inclusão nos demais programas ofertados para acompanhamento familiar:

FORTALECIMENTO DE VÍNCULO

Realização de Grupos de Apoio e Palestras, como uma forma de intervenção social, planejada com o objetivo de estimular e orientar as famílias acompanhadas para o desenvolvimento de suas potencialidades, busca de garantia de direitos, fortalecimento familiar, vivências individuais e coletivas.

PROGRAMA MESA BRASIL

Através da parceria com o SESC/PR é realizada a distribuição de alimentos (industrializados e in-natura) para as famílias acompanhadas e ainda, disponibilização de lanche para os alunos do Programa Cultural.

PROGRAMA ALCANCE

Distribuição de alimentos (cestas básicas) e fraldas para famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social, em 3 regiões do Munícipio: Bela Vista, Santa Mônica e Guarituba. Essas famílias são cadastradas e acompanhadas de maneira mais intensiva pela Equipe Técnica, através de escutas qualificadas, visitas domiciliares, orientações e encaminhamentos às redes socioassistenciais.

BORDANDO O FUTURO

A Oficina de Bordado acontece uma vez por semana na filial. Tem capacidade de atendimento para 25 alunas(os), com duas professoras, onde são ensinados diversos pontos de bordado e suas variações, explicações básicas como preparação do tecido, aplicação dos riscos, uso do bastidor, avesso limpo e perfeito, acabamento e finalização, cuidado e higiene do trabalho, organização e aproveitamento do material e montagem das peças.
O objetivo de desenvolver habilidades, criatividade, concentração, autonomia, autoestima e geração de renda das alunas.
As alunas têm oportunidades de visitar exposições de arte para que sirvam de inspiração e os trabalhos realizados por elas, como bolsas, almofadas, bottons entre outros, são expostos e comercializados em feiras e galerias de arte.

COSTURANDO O FUTURO

A Oficina de Costura é realizada com a colaboração da Prefeitura de Piraquara que empresta algumas máquinas de costura industrial e a parceria com o SENAI, que disponibiliza a professora para dar aulas em nossa filial, além de fornecer o certificado.
São oferecidos vários cursos com 15 vagas em cada: Corte e costura industrial, confecção de pijamas, moletom, legging, camisa polo e ajuste e reparos em peças do vestuário.
A Oficina é uma forma de contribuição para a formação do conhecimento por meio de profissionalização, estimulando cada aluna(o) a desenvolver suas habilidades nestas áreas, visando à promoção social, autonomia familiar e geração de renda.

MÚSICA

Como parte do Projeto Cultural, temos 160 crianças e adolescentes no Núcleo de Música:
Na Musicalização Infantil, 40 crianças entre 6 e 8 anos participam de aulas que motivam, sensibilizam e despertam os pequenos artistas para os elementos básicos da Música.
Nos Coros Gato na Tuba infantil e juvenil, 120 cantores de 8 a 20 anos desenvolvem repertório bem variado, indo do popular, o rock, a música regional brasileira, aos clássicos da história da Música. Os grupos já realizaram muitos concertos em Curitiba, Piraquara, Antonina, Itajaí, Lapa e Morretes.
O sistema de ensino também abre oportunidades para o aprendizado de instrumentos com Grupos de Flauta Doce e os Grupos de Cordas. As atividades são bastante intensas, com ensaios de Canto Coral, aulas de Instrumentos de Cordas, aulas de Flauta Doce, Teoria Musical e Música de Câmara, além de inúmeras apresentações artísticas.
O programa também oferece Bolsas Incentivo para adolescentes em idade pré-vestibular até a conclusão do curso universitário.

LITERATURA

O Projeto Cultural possui um Núcleo de Literatura com 60 alunos envolvidos em oficinas:
O Contasonhos visa principalmente o incentivo à leitura, formando leitores de 8 a 11 anos e desenvolvendo habilidades linguísticas. Assim como a literatura infantil o projeto tem três finalidades mais abrangentes: educar, instruir e distrair, ou seja, brincar com a literatura infantil, mostrá-la companheira, despertando o interesse pelo livro por meio do ato de contar histórias e da mediação de leitura.

O Adora Ser consiste na criação de um espaço único voltado ao público adolescente de 12 a 18 anos, onde ele se sinta encorajado a realizar o autoconhecimento e sanar dúvidas sobre essa fase tão importante da vida. Nos encontros são abordados os mais diversos temas que envolvem o universo dos adolescentes sempre com o amparo de atividades e materiais artísticos que facilitem a compreensão.