São Roque Aplaude 2022 foi um sucesso

O São Roque Aplaude é um evento anual em que os núcleos de Música e Literatura da Associação Beneficente São Roque se juntam para realizar um grande espetáculo.
A edição de 2022 aconteceu nos dias 13 e 14 de setembro, no Teatro Salvador de Ferrante, o tradicional Guairinha, localizado no centro de Curitiba. O roteiro de “Bicharia – Uma História Saltimbancos” é uma adaptação do musical “Saltimbancos”. O musical foi composto por Luiz Enriquez Bacalov e Sergio Bardotti, na Itália, e inspirado em Os Músicos de Bremen, conto coletado pelos irmãos Grimm em 1812.
Chico Buarque de Hollanda faz uma adaptação para o português e traz para o Brasil nos anos 70 numa versão que alcança enorme prestígio e público. O musical narra as aventuras de quatro bichos: o Jumento, o Cachorro, a Galinha e a Gata. Os quatro, sentindo-se explorados por seus donos, resolvem fugir para a cidade e tentar a sorte como músicos. É uma alegoria política onde a Galinha representaria a classe operária; o Jumento, os trabalhadores do campo; o Cachorro, os militares; e a Gata, os artistas. De outro lado os Barões, inimigos dos animais, seria a personificação da elite, ou dos detentores dos meios de produção.
Em 2022, no seu retorno aos palcos, a Associação São Roque apresenta a obra completa. Interpretada pelos grupos artísticos do projeto cultural, orquestra e coro, solistas, dançarinos, atores e convidados, ela une a essência do musical original, o talento de nossos alunos e a magia do teatro para despertar em nosso público sentimentos de reflexão, esperança, justiça e união.