Muita criatividade e novos projetos no mês de maio no Recriar e Alecrim

Home / Galeria / Muita criatividade e novos projetos no mês de maio no Recriar e Alecrim

olhar3

As atividades dos programas Recriar e Alecrim no mês de maio trabalharam a criatividade, a imaginação e o olhar dos jovens participantes. Eles confeccionaram cadernos e exploraram os movimentos corporais.

Todo esse estímulo está rendendo muitos frutos! Novas ideias estão saindo do forno e as crianças e adolescentes prometem levar muitas cores para Piraquara com novidades como a “Missão Arco-íris” e o “Circo Sonholândia”.

Conheça essas novas ideias!

Semana de 04 a 08 de maio

caderno3

Responsabilidade e identidade na semana do Recriar e Alecrim

As crianças do Recriar e do Alecrim Cia. Artística receberam cada uma um caderno artesanal em branco onde puderam colocar a imaginação para funcionar!

Cada criança ficou responsável por cuidar do seu caderno e criar o conteúdo. A atividade estimulou a imaginação e a formação de identidade dos jovens, além de ensinar os conceitos de responsabilidade.

A arte-educadora Diviane Helena, conta um pouco mais sobre a semana das crianças:

caderno confeccionado artesanalmente e com afeto. desde a concepção até a realização. cada um recebe o seu, entregue em suas mãos com gesto gentil, olhando nos olhos. posso? o caderno é seu. responsabilizar-se pelo cuidar. criar o nome, uma imagem, a capa, um início, o começo. caderno dos sonhos, nuvem de ideias, em busca de equilíbrio, folhas coloridas, o caderno da minha vida, palavras que eu posso dizer, diário de uma flor, vilarejo dos sonhos, caderno adorado, coisas do gian, caderno do amor. folhas em branco disponíveis, marcas bem-vindas.

Semana de 11 a 15 de maio

olhar1

Recriar e Alecrim exercitam o olhar

Cores, movimentos e imagens. O Alecrim Cia. Artística trabalhou na segunda semana de maio com a forma que cada um tem de enxergar o mundo, continuando a desenvolver os conceitos de identidade e coletividade.

Essas novas descobertas passam a extrapolar o espaço da sala de aula. As crianças e adolescentes do Alecrim começaram um novo trabalho que pretende espalhar cores, movimento e alegria por toda a comunidade ao redor.

Conheça a Missão Arco-íris no texto da Diviane:

criações no processo artesanal de se fazer. construções coletivas advindas do querer particular. cada grupo, um foco. escolhemos o nome de um dos trabalhos: missão arco-íris. em breve a ser compartilhado com a comunidade, com o mundo. outro, ainda sem nome, ganhando movimentos, cores, imagens: o circo de rua está chegando! um teatro de bonecos que passou a ser com mais gente e sem bonecos. exercitamos o olhar de outras formas, olhar de olhos fechados, olhar com o corpo inteiro, com a alma, de coração, com as mãos. como será o olhar daquele que não tem visão? como eu olho? enxergar além…

Semana de 18 a 22 de maio

olhar2

Explorando o corpo e seus movimentos

A criatividade e a consciência do corpo foram os dois temas principais trabalhados com as crianças e adolescentes do Recriar e Alecrim na semana de 18 a 22/05.

Por meio da comparação do corpo com uma fábrica, os jovens puderam desenvolver a confiança nos movimentos e explorar novas maneiras de interagir com o ambiente que os cerca.

A arte-educadora conta como os jovens desenvolveram essa ideia:

entre corpos criar fábricas malucas com movimentos soltos ou marcados libertos no grito. fábrica de dança, fábrica de pum, fábrica de bolha de sabão, fábrica de vento. imaginar história do corcundinha, criar um chão de petit pavê, inventar formas do semeador, da ana, do joão. de curitiba, no piso de piraquara. a luz do abajour ilumina a sala onde trabalhamos, vivemos, criamos, brincamos. aproximações entre o objeto e corpo da gente. a escrita ao estar com. tatame azul e vermelho, um campo a ser semeado. mergulhar no colchão – o lugar que precisamos para dormir bem -, cambalhota para trás, lançar-se. confiar no corpo. criação de personagens. existências dispostas a novidade a dançar valsa sobre as nuvens.

Semana de 25 a 29 de maio

5315598256_2ac6920476_z

Respeitável público, com vocês, a Sonholândia!

A turma Mar do Alecrim Cia. Artística é composta por adolescentes e pré-adolescentes que participaram do projeto Recriar no ano passado. E estes jovens estão com novos projetos para 2015. Desde o começo do ano, a turma está desenvolvendo a ideia de trabalhar com as artes circenses e apresentá-las para a comunidade.

Na semana de 25 a 29/05, essa ideia ganhou um nome: o circo Sonholândia! Conheça essa nova ideia no comentário de Diviane Helena:

criar histórias. o balão sem dono, a pequena flor, querer ser borboleta. realizar sonhos. a sonholândia: o circo dos sonhos! chega com músicas, palhaçadas, giros, bagunça, amizade e amor. bailarina na corda bamba carregando palhaçadas atrapalhadas nas costas. sentimos, percebemos a pele em contato com o chão, o maior órgão do corpo humano também no laço. como me conecto com o espaço? com o outro? brilho nos olhos ao falar de desejos, realizá-los. ser outro alguém, na fala, com o fantoche. prática de escrita e desenho na rua do guarituba, praticar o olhar generoso, encontrar a beleza daquele lugar. escrita ao correr da pena, a humildade de compartilhar. imaginar… até o manoel de barros veio participar do picnic com a gente!