O que fazemos

Nossos programas

Núcleo de Música

Coro Gato na Tuba atende crianças acima de 8 anos e adolescentes com formação em Canto Coral.

O Curso de Linguagem Musical oferta aos cantores do Gato na Tuba o ensino da leitura e escrita musical. Com 15 vagas, o curso prepara para a fase seguinte, ou seja, o aprendizado de instrumentos de orquestra.

A Orquestra Gato na Tuba oferta Aulas de Instrumento de Cordas individuais e em grupo, Teoria Musical, Prática de Conjunto, Apreciação e História da Música, Aulas de Piano, além da formação orquestral para 35 alunos.

A Iniciação Musical oferta aulas de Musicalização em grupo e Iniciação ao Instrumento de Cordas a 40 crianças entre 6 e 8 anos. Além disso, oferta oportunidade do aprendizado da Flauta Doce a 20 alunos acima de 8 anos.

Núcleo de Literatura

Contasonhos visa principalmente o incentivo à leitura, formando leitores de 07 a 11 anos e desenvolvendo habilidades linguísticas. Assim como a literatura infantil o projeto tem três finalidades mais abrangentes: educar, instruir e distrair. A terceira, talvez a mais importante, pois o interesse pelo livro existirá a partir dela, que se deve ao ato de contar histórias. O prazer deve envolver as ideias e os ideais que queremos transmitir à criança. Se não houver arte, que traz o prazer, a obra não será literária e sim didática.  “A literatura não é como tantos supõem, um passatempo. É uma nutrição.” (Cecília Meireles, 1984, p. 32). Partindo deste pressuposto, podemos afirmar então que as crianças utilizam as situações vividas em cada história para tentar compreender o mundo à sua volta. No mais o projeto tem a finalidade de brincar com a literatura infantil, mostrá-la companheira, despertando o interesse pelo livro através de ato de contar histórias e da mediação de leitura.

Adora Ser consiste na criação de um espaço único voltado ao público adolescente de 12 a 18 anos, onde ele se sinta encorajado a realizar o autoconhecimento e sanar dúvidas sobre essa fase tão importante da vida. Nos encontros serão abordados os mais diversos temas que envolvem o universo dos adolescentes sempre com o amparo de atividades e materiais artísticos que facilitem a compreensão.

Biblioteca Monteiro Lobato
Em nossa biblioteca temos as mais ricas obras literárias. Os alunos realizam semanalmente o empréstimo de livros, possibilitando assim o acesso ilimitado a literatura.

“Quem mal lê, mal ouve, mal fala, mal vê.” (Monteiro Lobato)

Núcleo de Assistência Social

O Programa Alcance surgiu em 1990. A São Roque iniciou um trabalho visando auxiliar as famílias acometidas pela hanseníase, residentes do Município de Piraquara, para elas terem maior qualidade de vida e acessarem seus direitos. Com o passar do tempo, conhecendo a realidade de outras famílias da região, a Associação entendeu a necessidade de ampliar esse atendimento para famílias não hansenianas, mas que se encontram em situação de extrema pobreza. Hoje a São Roque tem cadastradas 170 famílias, totalizando 700 pessoas, entre adultos, jovens e crianças. Através deste programa, repassa em torno de 4 toneladas de alimentos mensalmente em 3 Núcleos de Piraquara: Guarituba, Bela Vista e Santa Mônica. Além disso entrega diretamente em 30 casas que os doentes não conseguem se deslocar.
Também distribui vestuários e mobílias para as famílias atingirem um mínimo de conforto. Realiza visitas frequentemente, palestras educativas sobre direitos e deveres, higiene e saúde.