Curta-metragem “Nossa Casa” traz a visão artística de um trabalho social

Home / Fotos Lei Rouanet 2014 / Curta-metragem “Nossa Casa” traz a visão artística de um trabalho social

Still 19 - sem texto PNGNa segunda-feira, dia 18 de agosto, às 20 horas, será lançado na Livraria Cultura em Curitiba o curta metragem “Nossa Casa”. O filme foi produzido pela Associação Beneficente São Roque e retrata de forma artística o olhar das crianças e adolescentes da comunidade do Guarituba em Piraquara – PR sobre o que compõe a identidade delas.

As crianças e adolescentes retratadas no curta-metragem são as participantes do projeto “Nós Fazemos Cultura 2014”, realizado por meio da Lei Rouanet com apoio da iniciativa privada. Fazem parte deste projeto as crianças e adolescentes dos programas Coro Gato na Tuba e Recriar. O primeiro realiza formação em Canto Coral, capacitação em instrumentos de cordas e formação de Orquestra. O programa Recriar envolve aulas de arte-educação, cidadania e incentivo à leitura.

O audiovisual foi a maneira encontrada pela Associação de mostrar para a sociedade qual é a essência do trabalho realizado com estas crianças e adolescentes, de uma forma inovadora, fugindo do formato tradicional de vídeos institucionais. Assim, os próprios participantes dos programas sociais atuam no filme. Eles interpretam personagens ligadas ao trabalho da instituição e cada personagem representa uma parte do trabalho. A poetisa representa as artes literárias, a clown (palhaça) representa as artes cênicas, a bailarina representa o movimento e a violinista representa a música.

O filme mostra que a arte é possível em qualquer lugar. A ideia surgiu do dia a dia da Associação. As crianças e adolescentes são instigadas nas atividades a pensar quem elas são e como é a relação delas com a casa delas, a vila em que moram e a natureza. “Elas percebem que a casa pode ser qualquer lugar onde estamos, inclusive nosso corpo é nossa casa” diz a educadora Diviane Helena, diretora do curta metragem. O fio condutor das personagens do filme é a música “A Nossa Casa” de Arnaldo Antunes e Alice Ruiz, rearranjada por Ana Cristina Lago e Rodrigo Olavarria Lara.

Por meio da arte a Associação São Roque possibilita a essas crianças e adolescentes o seu desenvolvimento pessoal. Possibilita também que as crianças sonhem e vão atrás dos seus sonhos. Assim, o curta-metragem “Nossa Casa” utiliza o mesmo conceito, de por meio das artes visuais, contribuir para que as crianças e adolescentes possam dar vida ao sonho coletivo retratado ali.

O resultado é um filme que permite ao espectador se encantar com um trabalho transformador da vida das crianças e adolescentes de uma comunidade.

Confira as fotos da produção no Flickr

Ficha Técnica

Direção e Roteiro: Diviane Helena | Direção de fotografia: Fernando André | Arranjos musicais: Ana Cristina Lago e Rodrigo Olavarria Lara | Musica original: Arnaldo Antunes e Alice Ruiz|  Estrelando: Crianças e Adolescentes do Coro Gato na Tuba e Recriar.

bloco de logomarcas