Programas e Atividades

Desde 1988 a Associação Beneficente São Roque trabalha para transformar a vida das pessoas, com programas que beneficiam a população residente em Piraquara-PR. Desenvolve ações transformadoras com  crianças,  adolescentes e famílias. Os Programas são assim divididos:

PROGRAMAS CULTURAIS:

• NÚCLEO DE MÚSICA GATO NA TUBA

Coro-e-orquestra-gato

O Coro Gato na Tuba atende crianças e adolescentes com formação em Canto Coral e está em funcionamento desde 2008. Oferece atualmente 80 vagas.

O Curso de Linguagem Musical oferta aos cantores do Gato na Tuba o ensino da leitura e escrita musical. É um curso de um ano de preparo para a fase seguinte, ou seja, o aprendizado de instrumentos de orquestra.

A Orquestra Gato na Tuba oferta aulas individuais de instrumento e ensaios orquestrais para 28 alunos. Os alunos têm aulas individuais, ensaios de orquestra e uso exclusivo dos instrumentos musicais.

• NÚCLEO DE ARTES CÊNICAS

13958277_1212413502126424_584433120765438134_o

Sabiá Promove atividades para crianças e adolescentes que proporcionam o acesso às artes performáticas. Incentiva o desenvolvimento básico da linguagem corporal, oral e escrita de crianças e jovens por meio da criação e expressão artística, com foco nas artes como Dança, Teatro, Circo e Poesia.

Alecrim Companhia Artística - Grupo de alunos avançados, que já participaram do Sabiá, destinado à criação e montagem de espetáculos, realização de apresentações, intervenções e atos artísticos. O Alecrim Companhia Artística se justifica por propiciar a criação de uma comunidade artística consistente, atuante e organizada.

• NÚCLEO DE LITERATURA

logo-fundo-branco

Contasonhos – O projeto Contasonhos tem a finalidade de brincar com a literatura infantil, mostrá-la companheira, despertando o interesse pelo livro através do ato de contar histórias e da mediação de leitura. A atividade iniciou-se em 2015 e é desenvolvida na Biblioteca da instituição com atividades que promovem a literatura, rodas de leitura, a contação de histórias e inserção digital.

PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL:

• PROGRAMA ALCANCE

logo-Programa-Alcance

Em 1990 a São Roque iniciou um trabalho visando auxiliar as famílias acometidas pela hanseníase, residentes do Município de Piraquara, para elas terem maior qualidade de vida e acessarem seus direitos. Com o passar do tempo, conhecendo a realidade de outras famílias da região, a Associação entendeu a necessidade de ampliar esse atendimento para famílias não hansenianas, mas que se encontravam em situação de extrema pobreza.

Hoje a São Roque tem cadastradas 166 famílias, totalizando 672 pessoas, entre adultos, jovens e crianças.

Através deste programa, repassa mais de 3 toneladas de alimentos/mês, vestuários e várias casas recebem mobílias para atingirem o mínimo de conforto.

ATIVIDADES

Além dos programas, a Associação realiza também as seguintes atividades:
• Apoio ao Frei Rui Depiné nas festas de Páscoa, Dia das Crianças e Natal em Piraquara;
• Dia da Beleza com cabeleireiros voluntários na filial para a comunidade;
• Bazares de usados na filial a preços simbólicos para a comunidade;
• Bazar permanente de usados às terças e quintas-feiras, das 08h30 às 12h e das 14h às 17h, na sede da Associação em Curitiba.