Saiba sobre Hanseníase

O QUE É?

É uma doença contagiosa, causada por um micróbio chamado bacilo de Hansen, que atinge a pele e os nervos da face, braços, mãos, pernas, pés e orelhas, podendo causar incapacidades e deformidades físicas.

 

SINTOMAS E SINAIS

Manchas avermelhadas ou esbranquiçadas, na pele ou em qualquer parte do corpo, com diminuição ou perda da sensibilidade ao calor, à dor e ao tato. Na maioria das vezes, elas passam despercebidas, pois não coçam e nem doem.

Caroços ou inchaços nos cotovelos, nas mãos, no rosto e nas orelhas.

Com a evolução da doença, surgem sensações de picadas, dormência ou formigamento nas partes do corpo afetadas, fraqueza nos braços, mãos, pernas e pés.

 

TRANSMISSÃO

A hanseníase é uma doença infecto-contagiosa, transmitida diretamente da pessoa não tratada para a outra através das vias respiratórias durante o convívio diário;

A hanseníase não é hereditária;

 

TRATAMENTO

A Hanseníase é uma doença grave, mas que tem cura. O tratamento é gratuito, ofertado pelo governo, e recebe o nome de poliquimioterapia (PQT).

O tratamento dura de 06 meses a 02 anos, dependendo da resistência do portador do bacilo.

O uso correto dos medicamentos garante o sucesso do tratamento. Quanto mais rápido for feito o diagnóstico, mais rápida será a cura. Feito o tratamento na fase inicial da doença, a Hanseníase não causa deformidades.