Incentivo à leitura na São Roque

Home / Biblioteca / Incentivo à leitura na São Roque

Nesse mês tivemos o resultado de uma pesquisa muito importante, a “Retratos da Literatura no Brasil”, feita pelo Ibope sob encomenda do Instituto Pró Livro. Um dos dados que mais chamam a atenção é que 44% da população brasileira não lê, que o brasileiro lê em média 5 livros por ano, dos quais metade ficam pelo meio, e que 67% dos entrevistados diz que não houve uma pessoa que tenha lhe incentivado a ler durante a sua vida.
No Contasonhos, Núcleo de Literatura da São Roque, as crianças além de terem contato direto com a biblioteca, ouvem contação de histórias e mediação de leitura de 1 ou 2 livros por semana. Isso dá cerca de 50 títulos por ano, sem contar os livros que elas levam emprestados para lerem em casa, que em 3 meses de atividade já ultrapassaram 350 livros. Bem acima da média, né? Além de oferecer o contato com a literatura, um dos grandes desafios do Contasonhos é formar leitores críticos e transformar o hábito de ler em prazer.

contasonhos2